5 sinais de que sua empresa não vai bem

Teamwork and corporate profitEmpreender exige dedicação, planejamento e muita coragem. Afinal, abrir um negócio próprio é investir em um sonho de vida, tanto pessoal quanto profissional, e envolve o enfrentamento de diversos desafios. Por isso, é importante estar focado e atento aos sinais de que o seu sonho pode estar se tornando um pesadelo.

De acordo com o Sebrae, cerca de 24% dos pequenos empreendimentos acabam morrendo nos dois primeiros anos de vida. Para não entrar nesta estatística, é preciso estar atento a algumas pistas de que o seu negócio não está indo bem. São esses indícios que vamos mostrar nesse artigo. Confira!

 

Queda nas vendas
A variação nos índices de vendas de uma empresa pode ocorrer em alguns períodos do ano, em especial em momentos de crise. No entanto, caso esse declínio se mantenha por um longo tempo é um sinal claro de que alguma coisa está errada e os seus lucros e a saúde da empresa estão em risco.

 

Aumento do feedback negativo
Monitorar a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados é um passo básico. Saber ler esses índices, principalmente quando eles mostram um aumento de reclamações ou cancelamentos de contrato, assim como a queda na fidelização dos clientes, é ainda mais importante, já que é mais um indício claro de que existe um problema recorrente nas suas práticas.

 

Baixa taxa de permanência
O sucesso de uma empresa está atrelado ao bom desempenho e à evolução dos seus funcionários. Para que esses se comprometam com o crescimento do negócio, eles precisam estar motivados e empenhados na sua função. Um sinal claro de que isso não está acontecendo de forma adequada é quando a taxa de rotatividade dos funcionários vem aumentando ou se mantém muito alta. Esses índices apontam deterioração no clima de trabalho, minando a produtividade e competitividade de qualquer empresa. Afinal, se seus colaboradores estão infelizes com as condições de trabalho, com as oportunidades de crescimento que sua empresa oferece ou mesmo com os benefícios, eles não vão “vestir a camisa” do seu negócio.

 

Atritos com parceiros
Nenhuma empresa prospera sozinha e um bom empresário sabe lidar bem com parceiros de negócios e fornecedores. Esse tipo de relação começa a mostrar sinais de piora quando esses mesmos parceiros trazem problemas, seja dificultando a relação de ações conjuntas, seja com um aumento nos preços dos serviços prestados ou piora nas condições de fornecimento. Da mesma forma, quando uma empresa começa a encontrar dificuldades que não existiam na hora de conseguir crédito junto a instituições financeiras é porque está perdendo prestígio diante do mercado.

 

Problemas de competitividade
Quando os custos do seu serviço começam a crescer demais e encarecer o que vai ser oferecido aos clientes, sua empresa perde a capacidade de se sobressair diante dos concorrentes. O problema pode ser detectado justamente no aumento de gastos, que não acompanha um aumento da produção, um gargalo que indica que seus métodos estão ficando defasados e dando prejuízo.

 

Fonte:blog.sage.com.br

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